Frequently Asked Question

Como inscrever usuários na sala de aula manualmente (Moodle Ensino)?
Última atualização 2 ano(s) atrás

Existem dois métodos para inscrição de um usuário(a) na sala de aula Moodle: manual e autoinscrição. Neste tutorial explicamos o método de inscrição manual. Para conhecer o método de autoinscrição, no qual os participantes podem ser inscrever de maneira autônoma utilizando uma senha CLIQUE AQUI.

Método de inscrição de usuário(a) na sala manual

Antes de começar:
a. Os estudantes a serem vinculados nas disciplinas devem possuir login único cadastrado. Confira o tutorial de como cadastrar o login único: youtube.com/watch?v=1himTC7BNTE
Obs: Caso o cadastro seja recente, é necessário aguardar 1 (uma) hora para que seja possível inscrever o estudante na sala Moodle.

b. Alunos especiais e profissionais sem vínculo com a UFG: para que os(as) usuários(as) sem vínculo com a UFG possam acessa uma sala no Moodle Ensino, é preciso que a equipe Moodle realize o cadastro do(a) usuário(a) na base da plataforma. Esse cadastro pode ser feito através da abertura de um ticket utilizando o tópico de ajuda "Solicitação /Cadastro de usuário".

Realizando o cadastro:

1. Na página da disciplina/sala, no Menu de navegação, localizado do lado esquerdo da tela, clique no item Participantes.

image

2. Na próxima página, você verá a lista de todos os usuários inscritos na disciplina/sala. Para inserir um novo usuário, clique no botão Inscrever usuários.

image

3. Uma janela será aberta para que você possa realizar a busca de usuários. No campo Selecione os usuários, escreva o nome ou e-mail deste usuário. Uma lista de usuários ficará disponível logo abaixo.


ATENÇÃO: 
O nome a ser buscado deve ser igual a aquele cadastrado no portal UFGNet, isto é, deve conter todas letras e acentos do cadastro do portal. Caso falte alguma letra ou acento o Moodle não encontrará o aluno.


4. Após localizar o usuário desejado, selecione o perfil de acesso (estudante, docente, tutor etc), no campo Atribuir papéis.

5. Para concluir a inscrição, clique no botão Inscrever usuários.

image

Por favor, aguarde!

Por favor aguarde... vai levar um segundo!